N95

Screenshot 1

Eu sou adepto à convergência digital, pois acho que isso facilita muito a vida nesta avalanche de novas tecnologias. Como gostamos de estar presentes neste novo mundo, e usufruir das mais diversas inovações (normalmente na área do entretenimento), acho muito mais simples e eficiente ter poucos aparelhos com muitas funções cada um. São muitos os brinquedos modernos: mp3, mp4, videogames, palms, laptops, gps, celulares, etc… e sempre que vou adquirir algum aparelho destes, sou daqueles que lê todas as especificações técnicas, confere os testes e comparações que as empresas especializadas fazem de cada produto, e junto qualquer informação que julgue importante para que a compra não decepcione. Acho esse comportamento importante, pois normalmente estas novidades são caras, e fazer a escolha errada sai mais caro ainda.



Screenshot 2
1)Shozu é uma aplicação gratuita que é muito útil para publicar suas fotos na web (picasa, fickr, etc), bem como enviar vídeos para o youtube e baixar conteúdos multimídia.

Os aparelhos celulares evoluíram para dispositivos multimídia, os videogames de sétima geração são verdadeiros home theaters, com acesso à internet e outras funcionalidades dos computadores pessoais. Sem dúvida tudo isso deve ser levado em consideração na compra de qualquer um destes dispositivos.

Screenshot 3 2)Gmail para os celulares symbian, simples e ágil. Todas as funções tem atalhos, excelente aplicação.

Ano passado chegou o momento da troca do meu aparelho celular, possuía um v300 da motorola, e anteriormente tive um startak (também motorola). Este último era um excelente aparelho, bem avançado para a época, e achava o design muito bacana. Foi responsável por criar uma boa impressão sobre aparelhos motorola. Mas meu primeiro aparelho de tão ruim, não lembro direito a “marca”. O que é ruim, pois posso cometer o mesmo erro. :) Se não me engano era um ericksson, com uma antena gigantesca e uma bateria que durava pouco e pesava uns 10 kg.

Screenshot 43) Realmente não sei qual dos dois navegadores é melhor, o que vem junto com o N95 ou o Opera Mini. Mas com certeza qualquer um é uma excelente escolha, e fica faltando apenas o suporte a flash. Fique ligado que na próxima versão de firmware para o N95, a nokia promete disponibilizar mais esta funcionalidade.

Seguindo a linha que falei anteriormente, de convergência e pesquisa meticulosa das funcionalidades dos aparelhos, bem como o fato de não possuir uma câmera fotográfica digital, optei pela compra do N95 da finlandesa Nokia.

Screenshot 54) Mas quem quer acessar o youtube por exemplo, não vai sentir falta deste suporte nativo no navegador do N95, pois o mobitubia supre essa necessidade com folga!

Muitas pessoas olham o preço de um celular com as características do N95, e podem achá-lo “caro”, mas vamos dissecar esse “caro”, discriminando suas funções: gps, browser, email (imap/pop), mp4, mp3, rádio, feed reader, máquina fotográfica (5MB pixels), grava vídeos (30fps), celular (chamadas de voz e vídeo), etc… tudo em um único aparelho, o que além de ser um facilitador, deve ser computado neste “caro”.

Screenshot 65) Estava procurando uma boa aplicação upnp server, e no bom blog do constantin, descobri o twonkmedia upnp media server. Sim, a resposta é sim… o N95 atua como um upnp “control point” e “player” também :).

Quanto custa uma boa máquina fotográfica digital? E um bom aparelho celular? Apenas estes dois aparelhos juntos custam quanto? e um dispositivo gps?

Screenshot 7 6) Aplicativos para você acompanhar seus podcasts preferidos tem inúmeros, mas gosto do aplicativo que vem junto com o N95. É simples e funciona muito bem.

Isto tudo sem contar que o N95 tem suporte a bluetooth, wireless, infra-vermelho e tem saída para TV. E o sistema operacional Symbian OS v3 com uma infinidade de aplicativos (muitos gratuitos e de fonte aberta).

Screenshot 87) Para os administradores de sistemas, outra boa notícia é que temos uma versão do cliente ssh putty para symbian OS. O aplicativo é bem simples, mas permite salvar configurações de “login”, bem como utilizar chaves públicas para autenticação no servidor. Outro ponto positivo deste aplicativo é que o mesmo possui um menu bem útil para envio de caracteres especiais e comandos como “ctrl c”, “ctrl d”, etc.

O sistema operacional symbian ainda tem uma implementação das bibliotecas POSIX, Open C library, e linguagens de programação conhecidas como perl e python. Esta última está crescendo muito, e você encontra inúmeras aplicações open source escritas em python: pyPoziomica, Ball Game, PyMoneta, etc.

Screenshot 98) O celular vem com uma aplicação de mapas que utiliza o GPS do aparelho, mas que para instalar os mapas das cidades desejadas é bem complicado. Mas temos o Google Maps para o N95, que anteriormente não fazia uso do dispositivo GPS, mas agora já o faz e o download de mapas é instantâneo. Esta não precisa de apresentações, a maioria conhece a qualidade…

O que realmente impressiona nas aplicações do google é a rapidez de execução. Realmente são aplicações eficientes, que utilizam o mínimo possível da banda internet, e o tempo de resposta final para o usuário, é muito bom.



Screenshot 119) Assistir clips de música, seriados e até filmes no aparelho é muito simples, e a qualidade é impressionante. Ao lado temos o clip “Tell Me ‘Bout it” da bela Joss Stone.

Aqui é outro ponto que as pessoas as vezes tem um pouco de receio, pois a tela é pequena, e muitos são céticos a possibilidade de assistir um filme em uma tela tão reduzida. Mas acredite, tanto é possível quanto a resolução torna a diferença quase imperceptível. Eu utilizo a versão mobile em divx.com, e em breve vou postar um script que converte inúmeros formatos para avi.

Screenshot 1010) E nada melhor do que jogos para passar o tempo. Além da plataforma n-gage, temos inúmeros tutoriais de como jogar por exemplo, o famoso quake no N95.

No decorrer deste post você pôde conferir 10 aplicações muito úteis, que uso quase que diariamente no meu N95, fique ligado que esta lista será aumentada em breve.

Era isso…