O programa de hoje do Olhar Digital tem um fato muito interessante sobre minha formação profissional, e sobre o GNU/Linux. Eu já trabalhei com outros sistemas operacionais que não eram “Unix like”, e inclusive já administrei servidores Windows NT e etc. Mas depois que comecei a trabalhar com GNU/Linux, minha profissão e especialização em administração de sistemas e redes, ficou totalmente dentro do mundo Unix (GNU/Linux, BSD, Solaris/OpenSolaris, SCO, AIX, etc).
Isto já tem mais de dez anos, e bem antes dos meus filhos nascerem. Às pessoas que achavam difícil o ambiente GNU/Linux, eu sempre dizia que era questão de costume e não de dificuldade. Realmente achava ruim para a informática ficar reduzida a um sistema operacional, e ter o mundo inteiro vendo os computadores a partir das mesmas “janelas”. Quando meus filhos nasceram, eu sempre conversava com o pessoal dizendo que: “Eu não tenho Windows, pois não trabalho com aplicativos piratas, e realmente acho caro para pagar por um sistema operacional que tem inúmeras opções melhores, gratuitas e de código aberto”. Já paguei por sistemas operacionais sim, mas foi o Solaris 8 ainda (um pouco antes dele ficar gratuito ;( ), e pelo MacOSX (que é meu desktop atual). Bom, o que aconteceu foi que meus filhos cresceram utilizando o GNU/Linux, e este foi o ambiente que eles conheceram. Até por saber que na escola eles aprenderíam o sistema operacional da Microsoft, e depois iria comprar uma licença Windows para que eles pudessem conhecer e aprender outros ambientes. Só que depois deles aprenderem o windows no colégio, não tiveram vontade de ter um windows em casa, e continuaram utilizando apenas o GNU/Linux. Então falei para àquelas mesmas pessoas: “Viu como é questão de costume? Meus filhos tem fluência no GNU/Linux e não no Windows, e isto não diz que um é melhor do que o outro, ou mais fácil, e sim que temos mais conhecimento naquela plataforma que estamos mais acostumados”. E mais, podemos sempre aprender a trabalhar em outros ambientes se tivermos interesse.
Bom, depois de conversar com o pessoal da produção do Olhar Digital sobre este aspecto, surgiu a idéia do programa de hoje (meus dois filhos mais velhos estão lá… ;-), que acredito o pessoal que lê o blog tenha gostado e se identificado.
Por último, vou dizer que terei que comprar uma licença de windows, e instalar um computador com esse sistema operacional aqui, pois minha outorga para a escola ensinar meus filhos não está funcionando muito bem. ;-) Preciso corrigir isso… hehe
Obs.: Como vocês notaram meu blog é basicamente em inglês, e os temas giram em torno de tecnologias Unix (sistema operacional), projetos de código aberto, tecnologias, e etc. Mas para atender ao público que está acompanhando o Olhar Digital, e me mandou inúmeros emails e comentários no blog (muito bacanas por sinal), vou escrever tópicos sobre GNU/Linux em português. Por isso, podem sugerir, e criticar, que quem escreve esse blog também lê. ;-)
https://twitter.com/msleal