Texto em português do Brasil

“O projeto Brasil 3 Tempos: 2007, 2015, 2022, propõe, no médio prazo, um cenário positivo para o Brasil, na condição de sociedade satisfatoriamente desenvolvida, plenamente democrática, mais igualitária, portadora de valores inclusivos de cidadania, inserida de maneira soberana na economia mundial e participando dos processos decisórios no âmbito da política internacional”

Pode parecer utópico, ou ambicioso demais.. mas o fato é que dos meus 32 anos de idade, o texto acima foi, sem dúvida nenhuma, o mais importante que já li. Um projeto de país – quem leu todo o texto do projeto sabe que isto não é novidade – mas também sabe que o foco, a metodologia, e a experiência hoje, são diferentes. Desde pequeno eu ouço que o Brasil é o país do futuro, que somos uma nação de terceiro mundo, em desenvolvimento. Mas atualmente, quando ouço que milhões de pessoas saíram da faixa da extrema miséria, que este é um indicativo real de evolução do nosso país, percebo que agora temos um foco. Na minha graduação em Análise de Sistemas, fomos ensinados a gerenciar projetos, definir claramente os objetivos a serem alcançados, e sobretudo que um projeto tem: início, meio e fim. Onde estamos, para onde vamos, de que maneira e quando chegaremos lá!

Vejo hoje em nosso país, uma vontade, mais pragmatismo e menos teoria. Precisamos tentar, passar do pensamento para a prática. Não temos mais tempo para ficar estudando e discutindo “eternamente” qual o “melhor”… necessitamos da aplicação, da dedicação de forças para que definitivamente, nos tornemos uma país mais igualitário, e do tamanho que nosso povo merece.

A pró-atividade torna-se essencial na gestão das curvas de futuro em decorrência da concepção de que “o futuro não é um destino manifesto”, mas é construído pela soma das ações e omissões do presente.

Sucesso!