80/20

Pragmatismo

Source: Creative Commons (by Bo) – Pragmatismo

Muitos conhecem como “Lei de Pareto”: 80/20 (em alusão ao seu criador), e que tinha raízes na área econômica e política. Mas o fato é que esta constatação se aplica com muito acerto a inúmeras áreas de estudo, e como profissional de informática posso atestar que trato com esta distribuição diariamente. Neste artigo vamos ver sua aplicabilidade na dieta Paleo, utilizando alguns exemplos cotidianos.

Você pode verificar isso em coisas bem comuns, do seu dia a dia. Não é precisso ser economista ou trabalhar com computadores para perceber que esta assertiva se aplica a uma gama muito grande de experiências que temos regularmente. Para ilustrar vou uitilizar um exemplo da informática que pode também ser entendido pela comunidade em geral, pois com a grande utilização da internet passou a fazer parte da rotina de todos nós:

Um aplicativo (programa de computador), em média passa 80% do tempo que está sendo utilizado, rodando 20% do seu código.

Explico… se você avaliar o programa de computador que está utilizando para ler este artigo (seu navegador: IE – Internet Explorer, Firefox, Safari, etc), e supormos que cada um destes navegadores tem 100 linhas de código (as instruções que permitem que ele seja o que você conhece e possa acessar os textos da internet), a afirmação destacada acima estaria dizendo que do tempo total que você utiliza este programa, apenas 20% destas linhas de código estariam sendo utilizadas.

Esta é uma observação importante do ponto de vista prático de qualquer tarefa que precisamos fazer. No caso do programa de computador, muitas vezes este código não é regurlamente executado mas é essencial para algumas funções como: “início e término do programa”; ou outras funções menos utilizadas como: “configuração do navegador”. Mas também pode alertar para pontos realmente dispensáveis daquele aplicativo, e instruir o programador a retirar aquele trecho não utilizado tornando o programa mais “enxuto”.

Programa Paleo Completo

Programa Paleo Completo

80/20 e a dieta Paleo

Agora especificamente sobre dietas, a dieta Paleo, ou como disse anteriormente: qualquer atividade que tenho que a executar (toda a atividade é uma equação de Tempo + Ação = Resultado), não consigo deixar de raciocinar de maneia pragmática acerca desta equação. Tempo é o recurso mais valioso que temos, e embora algumas pessoas possam não concordar ou não tenham ainda tido esta constatação, a maioria das atividades que temos que damandam muito do nosso tempo, tornam-se extremamante “caras” ou “fracassadas” (em virtude de desistência).

Seja eficiente, faça o que é necessário…

Assim somos levados a outras definições importantes que dizem respeito a eficiência e eficácia. Não precisamos de um ou de outro, e sim de ambos. Mas temos que ter o entendimento do que cada um significa… Falando novamente de dietas e especificamente da dieta Paleo, como vocês devem ter percebido neste blog, não gosto de radicalismos e extremismos e portanto tento ser eficiente e eficaz na sua aplicação.

Eficiente é saber o que fazer, e executar esta tarefa de maneira correta no menor tempo possível. Isto é ser eficiente.

Eficaz é executar a atarefa ou ação certa. Direto ao ponto, isto é ser eficaz.

Estes dois conceitos associados a idéia de 80/20 de Pareto, nos assegura que alcançaremos os melhores resultados no menor tempo possível. Mínimo de ação com o melhor resultado possível. Muito comum em técnicas de combate por exemplo. Artes que ensinam defesa pessoal exploram muito os golpes que são eficazes, visto que muitas vezes a simulação de agressão envolve várias pessoas contra um oponente. É preciso ser eficiente e eficaz.

Esta é uma grande diferença da dieta Paleo, pois em si ela já é simples e direta ao ponto. E com a devida prática e eficácia tanto na alimentação quanto nos exercícios, fará com que alcancemos sem muito esforço mais de 90% dos nossos objetivos. E aí é onde ela mais se distancia de dietas complexas e controles insanos de calorias: Muito Tempo + Ações Complexas = Frustração.

Quanto aos métodos, deve existir um milhão e até mais, mas os princípios são poucos. O homem que compreende os princípios pode, com sucesso, escolher seus próprios métodos.

[ Ralph Waldo Emerson ]

Por quê não funcionam?  Não é que não funcionam, a maioria das dietas que são prescritas são estudadas por profissionais competentes, e seguidas à risca e aplicadas as cargas necessárias de Tempo + Ações, quase que inevitavelmente darão certo. O problema é que poucas pessoas conseguem esta adesão e comprometimento pelo que descrevi aqui. Os resultados são demorados, e fazem com que a dieta seja um fracasso. O melhor é ter 90% dos objetivos atingidos de maneira rápida e direta, do que 0% de um programa que lhe daria 100% com um despêndio quase infinito de Tempo. É uma questão de pragmatismo e estatística.

Pense no seguinte: Se quisermos organizar férias, e viajar para um país de língua inglesa para passar uma semana. Temos inúmeras opções, e várias pessoas tomarão diferentes rumos para alcançar este objetivo.

Um primeiro grupo pode começar por dominar a língua inglesa para tal, estudarão por anos e irão para as férias sem problemas (depois de muito tempo). Outras,  neste mesmo raciocínio, nunca farão a viagem. Pois nunca terminarão o primeiro curso de inglês. Outras largarão o curso perto da proeficiência, e também perderão a viagem. Um objetivo que era simples, criou outro bem mais complexo. O que era para ser um meio (falar inglês), terminou por tornar-se fim.

Um outro grupo de pessoas irá passar as próximas férias nos Estados Unidos, aprendendo o básico para situações rotineiras de comunicação essencial (informações, questionários, etc). Irão comprar um bom dicionário prático de inglês, tomar dicas de amigos e sites na internet de pessoas que já foram aos EUA, e contarão com a ajuda de inúmeros Brasileiros e serviços aos turistas presentes naquele país.

Agora perguntem-se: Quais grupos de pessoas foram eficazes e eficientes?

E você já começou a dieta Paleo?
Vai começar acompanhando a série do Programa Paleo Completo – A Primeira Semana?
Deixe suas experiências na área de comentários, e não se esqueça de selecionar a opção para receber por email novos artigos EALL Paleo em primeira mão!

Siga o autor de EALL Paleo no twitter, e utilize nossa hashtag: #eallpaleo

Saúde!

Acesse também:
1 – O Início…
2 – A Dieta
3 – Paleo Ilustrado
4 – Dúvidas Frequentes

Referências:
1 – http://www.marksdailyapple.com
2 – Robb Wolf