Como funciona a dieta Paleo?

Benefícios da Dieta Paleo, "Primal Palate": Health benefits of a paleo diet

Benefícios da Dieta Paleo, “Primal Palate”: Health benefits of a paleo diet

A maioria das pessoas quer emagrecer rapidamente e faz inúmeras dietas e regimes com controles de calorias, e etc. Além de ficarem frustradas pela grande ineficiência da maioria deles, muitas vezes ao invés de perder peso acabam “perdendo” saúde. Na minha experiência com a dieta Paleo (os resultados podem variar), a perda de peso é algo natural, simples e melhora a saúde e disposição. A dieta Paleo emagrece sem radicalismos e regimes complexos…
Mas afinal o que é a dieta Paleo?

Quando estamos falando de Paleo não há um regime, ou um controle de calorias e etc. A simplicidade está em comer com qualidade e corretamente, este é o cardápio da dieta paleolítica. Não ingerir o que é prejudicial a nossa saúde: anti-nutrientes, e doses altas de carboidratos que elevam e muito nosso nível de insulina no sangue. Mais do que pensar nos alimentos permitidos na dieta paleo, temos que pensar que a dieta Paleo é um hábito alimentar que se torna parte da nossa vida, e que produz resultados imediatos.
A dieta é simples!
O que comer na dieta paleo: Carne (incluindo órgãos como fígado, coração, etc), peixes, frango, ovos, verduras, frutas, azeite de oliva, óleo de côco, gordura animal (manteiga, não margarina).

O que evitar: Grãos (milho, trigo e derivados, soja e derivados), açucares, refrigerantes, cervejas e outras bebidas industrializadas com açucar, laticínios, óleos industrializados, salgadinhos, pães, bolachas ou biscoitos, óleos vegetais, legumes (sim, feijão deve ser evitado também).

Então é bem simples: nosso corpo (genes) foi programado há milhares de anos para se alimentar de proteína (basicamente carne animal: bovina, aves, peixes, etc), e gordura de qualidade (animal, não processada) como principal fonte de energia!

Carboidratos demais, o perigo…

Carboidratos (açúcares) quando consumidos da maneira que a alimentação moderna “instrui” (açucar, sucos, adoçantes, refrigerantes, pães, trigo, salgadinhos, etc), além de fazerem com que o nosso corpo utilize-os como fonte de energia, pela quantidade que normalmente consumimos, o que não é utilizado ainda é armazenado como gordura em nossas células (para utilizarmos no futuro).

Alimentos que Queimam Gordura

Alimentos que Queimam Gordura

O problema é que nossa alimentação é constante com essa “dose alta” de carboidratos, então estamos sempre com níveis altíssimos de insulina no sange (o que já não é bom para nossa saúde), e nosso corpo além de sempre estar “engordando”, não queima esta gordura em excesso. É um ciclo terrível do ponto de vista da nossa saúde.

No momento que você pára de comer esses alimentos não recomendados, muitos com anti-nutrientes que são nocivos ao nosso organismo e fazem com que nosso corpo trabalhe diferente do que foi programado, a perda de peso e disposição vem rapidamente. Já conversei com pessoas que perderam mais de 10kg em 1 mês e meio, dois meses. Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas nossa genética atesta em favor da eficácia da dieta Paleo. Meu treinamento tinha como foco aumentar minha massa magra e perdi 6kg (gordura), em um mês.

Nossos ancestrais tinham melhor saúde, melhor forma, e eram mais fortes do que somos”.

[ Total body transformation – Mark Sisson ]

 

Utilização da Ilustração Gentilmente Permitida Pelo Autor: Ian Thommas

Utilização da Ilustração aqui no Site EALL Paleo Gentilmente Permitida Pelo Autor: Ian Thommas (Portfólio)

A gordura que acumulamos é o que nosso corpo é programado para utilizar como energia caso estejamos necessitando. Na realidade, inclusive a fome muda quando passamos a nos alimentar de maneira correta, pois quando ingerimos quantidades altíssimas de carboidratos (açúcares), o corpo além de “queimá-los” rapidamente, também sentimos fome novamente em pouco tempo. Por isso que a ingestão destes açúcares passam um sentimento de saciedade rápida. Quando você pára de ingerí-los, no início o corpo se ressente como em uma “crise de abstinência” (claro que em um sentido figurado). E muitas pessoas na primeira semana sentem uma vontade intensa de consumí-los. Mas em poucos dias passa, e o corpo se “reprograma” rapidamente a queimar gordura como fonte principal de energia. O resultado é emagrecimento com saúde, mais disposição, e por consequência uma melhora considerável do bem estar.

A dieta paleo é o método mais saudável de alimentação porque é a única abordagem nutricional que funciona de acordo com nossa genética, nos ajudando a nos mater magros, fortes e cheios de energia! Pesquisas nos campos da biologia, bio-química, oftamologia, dermatologia e mutias outras disciplinas indicam que é a dieta moderna, cheia de comidas refinadas, gorduras trans e açucar, como raízes de doenças degenerativas tais como obesidade, câncer, diabetes, doenças do coração, Parkinson, Alzheimer, depressão e infertilidade.

[ Revolutionary Solutions to Modern Life – Robb Wolf ]

Alimentos que Queimam Gordura

Alimentos que Queimam Gordura

Diferente do que alguns pensam, a dieta Paleo não é simplesmente “contra” a ingestão de carboidratos (açúcares), até porque temos açucares em frutas, e como ingredientes de um ou outro alimento que acabamos consumindo no dia a dia. Carboidratos devem ser consumidos de maneira moderada, não como fonte principal de energia e saciedade na fome.
Paleo é controle e foco na alimentação de qualidade que não é focada em: laticínios, grãos e carboidratos. Focada no que nosso corpo foi “educado” a alimentar-se durante milhões de anos. Diferente dos regimes de controle de calorias nos quais as pessoas ficam presas, a dieta Paleo é aquela em que a pessoa se sente livre para alimentar-se bem, até ficar satisfeita e com tranquilidade. Tenha em mente que nosso corpo tem capacidade de criar glicose (açúcar) a partir da gordura e proteínas.
Normalmente uma regra 80:20 é ideal para os iniciantes na dieta Paleo, melhorando e evoluindo na direção da alimentação correta com o tempo. Sem radicalismos e extemismos os resultados são eficientes e diretos, sem regimes e imposições disto ou daquilo.

 “Nossos ancestrais eram caçadores e Coletores, portanto se alimentavam de animais e plantas”.

Tenha em mente que nossos ancestrais não eram “obesos”, e não consumíam a gama de produtos industrializados que temos hoje, e ainda possuíam uma vida mais ativa, na qual a agilidade, energia, e disposição eram fatores fundamentais para a sobrevivência (eram basicamente caçadores e coletores, a agricultura tem “apenas” 10 mil anos).

Comece já a Dieta Paleo acompanhando o Programa Paleo Completo!
 




OBS: Para saber de todas as novidades aqui do site, você pode inserir seu email e ser avisado(a) toda vez que um artigo novo for publicado aqui no site.

Acesse e curta a página EALL Paleo no facebook! Siga o autor de EALL Paleo no twitter, e utilize nossa hashtag: #eallpaleo

Deixe suas experiências na área de comentários, e utilize o link a seguir para compartilhar a Novidade na sua Rede Social Favorita!

Acesse também:
1 – Alimentos Que Queimam Gordura
2 – Paleo Ilustrado
3 – 80/20
4 – Dúvidas Frequentes
5 – O Início…

Referências:
1 – http://www.marksdailyapple.com
2 – Robb Wolf

31 Comments

  1. Olá Valeria, não esqueça de voltar e compartilhar sua experiência com os outros leitores. 😉

  2. Marcelo estou no início da dieta, no 4 dia para ser mais exato, e estou minha cabeça pesada falta de força no treino com peso, se eu inserir um carboidrato complexo antes do treino você acha que interfere no processo de emagrecimento?
    Desde já Agradeço. Abraço

    • Olá Wesley. Acho que está confundindo três tipos de dietas:

      1) Dietas low-carb: são dietas em que se consome pouco carbohidrato.
      2) Paleo: ‘inspirada’ na maneira que o homem se alimentava ao longo de milhares de anos, de forma a ficar bem adaptado à mesma. Pode comer carbohidratos bons (batata, batata-doce, inhame, mandioca, frutas, mel etc).
      3) Paleo do tipo low-carb: é a dieta Paleo removendo-se os carbohidratos bons inclusive.

      Infelizmente criou-se a mentalidade de que paleo é low-carb necessariamente, quando na verdade ela pode ser rica em carbohidratos como já apontei…

      Se quer seguir a dieta Paleo e ainda perder peso, o recomendável realmente é seguir a vertente Paleo low-carb. Neste caso, enquanto seu corpo se adapta para usar as gorduras como principal fonte de energia (cetoadaptação), irá sofrer com uma perda de força. Diminua as cargas dos exercícios neste caso.

      Se não tem como objetivo a perda de peso, pode seguir a dieta Paleo normal. Neste caso, inclua os bons carbohidratos em sua dieta. Eu também treino e prefiro manter bastante carbohidratos na dieta.

  3. Fala Wesley!
    É exatamente o que o Rodrigo comentou, a dieta Paleo não proibe carboidratos, até porque eles tem uma função importante na nossa alimentação.
    O problema são alimentos processados, industrializados e antinutrientes. Tem várias seções no site explicando a fundo a dieta Paleo aqui no site.
    Seguindo a dieta Paleo, normalmente já resulta em perda de peso, pois muitos dos alimentos que ingerimos hoje em dia não são recomendados na dieta Paleo. Mas quem quer perder peso mais agressivamente, escolhe uma dieta low-carb que diminui ou elimina carboidratos, o que é diferente de Paleo

  4. Na dieta paleo também pode ser feita para ganho de massa magra?

    • Carol, pelo que entendo a dieta paleo é bem aderente a um programa de ganho de massa magra (músculo), pois a ideia é realmente focar em proteína, gordura boa e carboidratos de verduras e retirar do cardápio acúcares de produtos industrializados. Junto com atividades físicas, é basicamente o que eu faço…

  5. Mas então a dieta paleo com pouco carboidrato nao é recomendada para perda de peso?

  6. com o consumo as vezes excessivo de proteínas, onde fica os rins nessa questão? Grato.

    • Felipe, não sou médico, e não sei o quanto é excessivo ingerir proteína, ou se nossos rins tem algum limite. O que sei é que tudo que é demais faz mal… A dieta paleo, na minha opinião, não se trata de se “encher” de proteína, mas sim de abandonar hábitos errados e comidas industrializadas que comprovadamente não nos fazem bem. Não ingerir proteína até ficar doente…

  7. Gostaria de saber se a goma de tapioca é permitida. Já que não contêm glúten.
    Obrigada

    • Olá Renata! Eu não sou nutricionista, e não curto quem fica dizendo que as pessoas podem comer isso ou aquilo… eu como várias coisas que não estaríam na paleo, o que faço é moderar e retirar completamente o aue sei que é “porcaria”. Apenas isso já me deu resultados que gostei muito!

  8. Nao pode comer legumes na paleo? brocolis, couve flor etc…

  9. Pingback: Novidades EALL Paleo! - PaleoPaleo

  10. Pingback: Livro: 21 Day Total Body TransformationPaleo

  11. Pingback: Dieta Paleo e o projeto verão... - PaleoPaleo

  12. Pingback: Café com manteiga: ajuda a queimar calorias, dá energia, e ainda é saboroso! - PaleoPaleo

  13. Pingback: Assine EALL Paleo e concorra a 10 mil reais!Paleo

  14. Pingback: História do leitor: Dieta Paleo e CrossFit para a ajudar no tratamento do diabetes tipo 1

  15. Pingback: Livro: 4 horas para o corpo - Dieta Paleo

  16. Pingback: Por que grãos não são recomendados na Dieta Paleo? - Dieta Paleo

  17. Pingback: Livro: Por que engordamos e o que fazer para evitar - Dieta Paleo

  18. Pingback: Você sabe por que a Dieta Paleo é contra comer feijão?

  19. Pingback: Quer saber o que aprendi sobre a Dieta Paleo? - Dieta Paleo

  20. Pingback: Alimentos Que Queimam Gordura - Dieta Paleo

  21. Pingback: Você sabe quais os benefícios do Óleo de Côco? - Dieta Paleo

  22. Pingback: A Verdade Sobre Proteínas, Gorduras e Carboidratos - Dieta Paleo

  23. Pingback: Dieta Paleo: boa alimentação, exercícios físicos e a libido - Dieta Paleo

Deixe uma resposta