Dieta Paleo Ilustrado

O excelente site sobre a Dieta Paleo PerfectHealthDiet.com criou uma ilustração muito legal para ajudar os iniciantes na Dieta Paleo a ter uma idéia clara e direta do que é considerado alimento Paleo e o que não é. O Dieta Paleo Ilustrado.

Trabalhei na tradução desta gravura para o Português Brasileiro, e com a gentil permissão do autor do site Perfect health Diet, estou reproduzindo aqui para os leitores de EALL Paleo!

Paleo Ilustrado

A figura acima dá uma visão muito boa da dieta Paleo, com os alimentos distribuídos e dividos em cores segundo a recomendação da dieta. Por exemplo: Os alimentos do canto direito (em cinza), são os alimentos não recomendados.

Ainda segundo The Perfect Health Diet:

Comer: (Em pouca quantidade) Batata, Batata Doce, arroz branco, beterraba, cenoura e frutas. Carnes bovinas, peixes, frango, comer à vontade. Proteína deve ser a base de toda refeição saudável! Também aconselham a ingerir alimentos com baixo Ômega-6: leite de côco, azeite de oliva, manteiga (ideal sem sal), abacate, macadâmia. Também recomendam: ovos, carnes de órgãos (fígado, rins, etc), verduras e frutos do mar.

Não comer cereais/grãos — Isto inclui trigo, cevada, aveia, milho.. ou comidas feitas destes ingredientes (pão, massa, bolos, e etc). Ainda segundo o site arroz branco (que não contém glúten) é a exceção da regra.

Leia aqui Como Funciona a Dieta Paleo

Programa Paleo Completo

Programa Paleo Completo


Particularmente gosto muito de sucos, mas alimentos industrializados estão fora dos aconselhados na dieta Paleo (principalmente os que contém açucar). Bebidas “permitidas” são água, café e chás…

Guia Paleo Completo

Baixe agora mesmo o Guia Paleo Completo com a lista de alimentos Paleos!

Complementos?

O site trata de complementos alimentares (basicamente vitaminas), mas eu não sou adepto a esta prática e também não recomendo. Uma das idéias apresentadas é que o tratamento moderno da nossa água potável, por exemplo, remove alguns minerais importantes para nossa saúde, e que portanto alguns complementos são necessários. Faça seu próprio julgamento e/ou procure orientação médica ou de um nutricionista para sua situação específica. Não abondone alimentos que podem ser de suma importância para sua saúde, sem uma orientação profissional adequada. Aja com prudência, você é o maior responsável pela sua saúde.

E você já começou a dieta Paleo?
Vai começar acompanhando a série do Programa Paleo Completo – A Primeira Semana?

Programa Paleo Completo:
Primeiro Dia – O importante é começar… (Publicado em 24 de novembro de 2014) GRÁTIS por tempo limitado!
Segundo Dia – Pequenos avanços. (Publicado em 25 de novembro de 2014)
Terceiro Dia – Mantendo o foco. (Publicado em 26 de novembro de 2014)
Quarto Dia – Meio caminho andado… (Publicado em 27 de novembro de 2014)
Quinto Dia – Quase lá… (Publicado em 28 de novembro de 2014)
Sexto Dia – Paleo é um hábito. (Publicado em 29 de novembro de 2014)
Sétimo Dia – O Segredo! (Publicado em 30 de novembro de 2014)

Deixe suas experiências na área de comentários, e não se esqueça de selecionar a opção para receber por email novos artigos EALL Paleo em primeira mão! Também gostaríamos de ler sobre sua História Paleo, não deixe de participar!

Acesse e curta a página EALL Paleo no facebook!
Siga o autor de EALL Paleo no twitter, e utilize nossa hashtag: #eallpaleo

Acesse também:

1 – Como funciona a dieta Paleo?
2 – O Início…
3 – A Dieta
4 – 80/20
5 – Dúvidas Frequentes

19 Comments

  1. Bom dia, adorei o site.

    Mas minha dúvida é: já li em outros sites que legumes são permitidos… São ou não?

    Obrigada

    • Olá Anna,
      No meu entendimento (das literaturas que li), leguminosas não eram ingeridas: feijão, amendoim, ervilha, lentilha e etc.

      • Achei legal a ideia, porém algumas coisas não fazem sentido… Tem que haver mto bom senso pq tem gente que viaja muito nessas dietas. E eu li em um site que essa é a única dieta correta e blá blá blá, não concordo com isso. Mas pelo que estou acompanhando aqui vocês estão sendo bem sensatos.

        • Olá Bruna!
          Como regra geral, acho que temos que fugir dos extremos… 😉
          Então essa questão de “única correta”, “só esta funciona”, “tem que ser deste jeito”… bom, não simpatizo com essas abordagens.
          Visto que meu site não é para “pregar” nenhuma doutrina, na realidade é apenas um hábito alimentar que aprendi, acredito que faça sentido, e tento seguir. Sem fanatismo, e só tento aqui neste espaço escrever sobre as experiências (boas ou ruins) a respeito.
          Abraço!

  2. Olá.
    Descobri sobre essa dieta pois tenho problema com síndrome ovário policístico e desde que descobri isso meu peso aumentou mais 17 kg, e essa síndrome também aumenta resistência a insulina e comecei a procurar métodos que pudessem melhorar essa situação, e vi que a paleo ajuda e muito nisso. Mas tem um problema, sou vegetariana, não como carnes vermelhas nem carnes brancas, de origem animal consumo só o leite e o ovo, no caso a base da minha alimentação é basicamente grãos, legumes e vegetais, e a principal proteína que consumo é a soja. Pois bem, se eu parar com os legumes e grãos vou ficar comendo só vegetais… Queria saber se tem alguns grãos e vegetais que sejam exceção? Qual seria a quantidade minima deles que eu poderia comer? A Paleo com certeza iria me ajudar a perder o peso que eu preciso, pois temo ficar pré-diabética.

    Obrigada.

  3. Olá Marcelo , tudo bem? Em busca da saúde e de ter o peso certo há muito tempo sou entusiasta das dietas low carb , mas sempre meio apreensiva , afinal há muitas controvérsias e “verdades” . Mas o fato é que low carb tira a fome e a ansiedade e emagrece sem necessidade de medicações e mantem a saúde. Não conhecia a paleo e sem querer me deparei com um artigo sobre e me entusiasmei. Comecei a tentar fazer mas quero fazer corretamente. Assim se for possível gostaria de fontes literárias certas para vc me indicar e perguntar se vc acha q podemos consumir chocolate e laticínios gordos como mostra a figura acima e quais seriam esses legumes proibidos, porque nao ficou claro para mim. Além disso adocantes isentos de frutose… então sucralose e stevia são permitidos? E a mandioca? pode né? Sendo assim a farinha de mandioca poderia também? E ufa! , para perder peso devemos diminuir ao máximo os carboidratos e depois dá para manter o peso com eles não é? Desculpe a pergunta imensa mas quero fazer direitinho. Já encomendei o livro a dieta dos nossos ancestrais e a dieta da evolução para lentender melhor. Muito obrigada

    • Olá Roberta!
      Acho que aqui no site tem as respostas para todas as suas perguntas… 😉
      Tenho uma seção no site que trata do que entendi e pesquisei a respeito do que comer e o que não comer. Fiz uma tradução de um site bem respeitado sobre a dieta Paleo, onde coloquei uma figura (Paleo Ilustrado). No caso de chocolate, pelo que entendi apenas os 75% ou mais são recomendados(alto teor de cacau). Lembre-se que doces, adoçantes, laticínios e etc a recomendação é evitar. Em breve vou escrever um artigo contando mais sobre como eu encaro a alimentação no dia-a-dia. 😉
      Abraço!

  4. Oi. Gostei muito da dieta Paleo. Mas gostaria de pedir que vice criasse um arquivo com os alimentos adequados para o nosso dia a dia. Especificando cada alimento e se possível dando dicas dos melhores horários para comer cada coisa. E que fosse um arquivo do qual nós pudéssemos fazer download. Obrigado!

  5. Pingback: Novidades EALL Paleo! - PaleoPaleo

  6. Pingback: Vá de escada! - Paleo

  7. Pingback: Livro: 21 Day Total Body Transformation

  8. Pingback: Livro: Convict Conditioning - Paleo

  9. Pingback: Café com manteiga: ajuda a queimar calorias, dá energia, e ainda é saboroso! - Dieta Paleo

  10. Pingback: Dieta Paleo e CrossFit ajudam no tratamento do Diabetes

  11. Pingback: Por que grãos não são recomendados na Dieta Paleo? - Dieta Paleo

  12. Pingback: Três anos na Dieta Paleo, treinamento funcional e muito aprendizado... - Dieta Paleo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.