Insulina


Insulina

Author: Rhcastilhos



Um dos tópicos que acho mais interessante é o que aborda o funcionamento do nosso corpo. Acredito que o corpo humano é uma máquina que todos nós temos curiosidade em entender pelo menos um pouco de como as coisas acontecem realmente. Acho isso fundamental para que possamos cuidar da saúde, do corpo e consequentemente termos uma vida mais saudável. Este foi o principal motivo que me fez iniciar na dieta Paleo e começar a trabalhar o corpo começando pela alimentação e não pela academia. O interessante é que todos os autores sobre a alimentação Paleo sabem muito sobre como fomos “programados” a nos alimentar, e esta compreensão repassa muita segurança a respeito do que é praticado. Realmente dá credibilidade e motiva as pessoas a também compreender o funcionamento do próprio corpo e levar realmente a sério sua saúde e hábitos alimentares. O que é a insulina e para que serve, é um assunto bastante tratado em livros de dieta Paleo e vou tentar passar para vocês resumidamente como funciona o processo e o porque da alimentação Paleo ser tão eficiente para a perda de peso e ganho de energia.

Benefícios da Dieta Paleo, "Primal Palate": Health benefits of a paleo diet

Benefícios da Dieta Paleo, “Primal Palate”: Health benefits of a paleo diet

O que é a Insulina?

Insulina é um hormônio que o corpo está sempre regulando conforme a presença de glicose no sangue. Quando ingerimos muitos carboidratos (pães, massas, bolos, doces, e etc), estes alimentos se transformam rapidamente em alta taxa de glicose na corrente sanguínea, o que faz com que o pâncreas produza também doses altas de insulina para que esta glicose seja enviada as células “famintas” do seu corpo. Altas taxas de glicose no sange é “tóxico” para nosso organismo, então quanto mais carboidratos consumimos, mas insulina será gerada e colocada na corrente sanguínea para transporte da glicose.

O ponto é que o excedente de glicose na nossa corrente sanguínea é enviada para o fígado, cuja função neste sentido é transformar esta “glicose” excedente em gordura. Simples assim. Carboidratos estão presentes em frutas, vegetais, e são uma das fontes que nosso corpo usa para energia; mas além de não ser a fonte preferencial de nosso corpo (a ideal é gordura natural), nossa dieta moderna está repleta de carboidratos e açúcar em muitos alimentos refinados (industrializados). Isto além de engordar pode gerar resistência a insulina por parte do nosso organismo, que para tratar de altas doses de glicose, acaba tendo que produzir cada vez mais insulina. Este quadro de excessos é fácil advinhar que não resultará bem para nosso organismo…

A dieta paleo é o método mais saudável de alimentação porque é a única abordagem nutricional que funciona de acordo com nossa genética, nos ajudando a nos mater magros, fortes e cheios de energia! Pesquisas nos campos da biologia, bio-química, oftamologia, dermatologia e mutias outras disciplinas indicam que é a dieta moderna, cheia de comidas refinadas, gorduras trans e açúcar,  a raíz de doenças degenerativas tais como obesidade, cancer, diabetes, doenças do coração, Parkinson, Alzheimer, depressão e infertilidade.

[ Revolutionary Solutions to Modern Life – Robb Wolf ]

Um outro problema de ter sempre altos níveis de glicose (e insulina) no sangue, é que nosso corpo não trabalha como deveria. Isto é, queimando gordura como fonte principal de energia. Em virtude de termos glicose (e em altas doses) no sangue, o corpo não queima gordura, pois como comentamos anteriormente, altos níveis de glicose no sangue é tóxico, e portanto o corpo precisa utilizá-la rapidamente e tirar o excesso (gerando aumento de peso). Logo no final deste artigo você encontrará links de autores Paleo que relacionam inúmeras doenças que podem ser geradas em decorrência deste quadro de altos níveis de glicose no sangue (diabetes), resistência a insulina, e etc. Isto sem contar um dos problemas estéticos mais comuns e que atrapalha muitas pessoas: obesidade.

Programa Paleo Completo

Programa Paleo Completo

Por último temos outras duas enzimas importantes envolvidas neste processo, a parte interessante delas é que uma atua quando estamos queimando gordura, e a outra quando estamos acumulando gordura. Estas duas enzimas são sensíveis a presença de insulina, e o corpo atua de acordo: se temos níveis altos de insulina, a enzima atuante será a que nos faz ganhar peso, retendo gordura; caso estejamos nos alimentando corretamente sem sobrecarregar o corpo com carboidratos, a enzima atuante será a que instrui nosso corpo a queimar gordura para obtenção de energia. Isto é, além de não engordarmos, estaremos emagrecendo e com mais energia e saudáveis.

Como Jason explica no site “Everyday Paleo”, carboidratos, glicose, insulina, são todos componentes legítimos da nossa alimentação e do funcionamento do nosso corpo. O problema é a dieta moderna que “educa” as pessoas a comer “fast foods”(comidas industrializadas, altas taxas de açucares e etc). É como a velha difeerença entre remédio e veneno, tudo depende da dosagem…
Saúde!

E você já começou a dieta Paleo? Vai começar acompanhando a série do Programa Paleo Completo – A Primeira Semana? Deixe suas experiências na área de comentários, e não se esqueça de selecionar a opção para receber por email novos artigos EALL Paleo em primeira mão! Também gostaríamos de ler sobre sua História Paleo, não deixe de participar!

Acesse e curta a página EALL Paleo no facebook!
Siga o autor de EALL Paleo no twitter, e utilize nossa hashtag: #eallpaleo

Quer começar a dieta Paleo e quer dicas e uma maneira fácil para isso? Temos as respostas nos seguintes artigos:

1) Como Funciona a dieta Paleo?
2) Dieta Paleo, a primeira semana!
3) Dieta Paleo, o primeiro mês…
4) Paleo Ilustrado
5) Pare de contar calorias, e emagreça!

Acesse também:
1 – O Início…
2 – A Dieta
3 – Paleo Ilustrado
4 – 80/20
5 – Dúvidas Frequentes

Referências:
Robb Wolf
Everyday Paleo
Glicemia