Nutricionistas e Nutrólogos

Um tópico importante para quem está procurando informações nutricionais, e procurando entender mais sobre alimentação e dietas, é a distinção entre Nutricionistas e Nutrólogos. Se você é novo aqui no espaço Paleo, aconselho primeiramente acessar a área de “Perguntas Frequentes” e a página “O Início…”, pois são dois artigos importantes para que você compreenda o intuito deste espaço, e o que você encontrará e o que não encontrará em EALL Paleo.

Desde já aviso: Não envie emails solicitando dietas ou qualquer serviço profissional específico a respeito de dietas ou diagnósticos de saúde. Este não é o objetivo deste site, e NÃO sou profissional da área. Aqui você encontrará apenas discussões, opiniões (do autor e de leitores do site), relatos, experiências, dica e etc (do autor e também da comunidade Paleo).

Se você procura por receitas ou prescrição de dietas, deve procurar um médico (no caso de receitas), ou um nutricionista (no caso de querer dietas específicas para você). Estes são os profissionais competentes para tal, e ficaremos muito felizes de receber seus relatos de experiências e resultados obtidos, caso você queira compartilhar conosco:

Qual a dieta que você seguiu?

Quais os pontos positivos e negativos?

O que aprendeu e gostaria de compartilhar conosco?

Este é um dos objetivos do site, trocar informações que possam melhorar a saúde das pessoas e ajudar para que tenhamos hábitos alimentares melhores. Se você é médico ou nutricionista e quer dar sua opinião e dicas, sinta-se à vontade pois ficaremos muito gratos!

Nutricionistas e Nutrólogos

Nutricionistas são os únicos profissionais competentes e habilitados por lei para prescreverem dietas aos seus pacientes, e fazerem uma avaliação detalhada de cada pessoa, prescrevendo assim um regime alimentar. Existe uma lei datada de 1991 que trata extamente disso. Já os Nutrólogos são médicos, e portanto aptos a receitar, que tem especialização em alimentação, e conseguem tratar quadros clínicos de problemas alimentares com remédios. Para que fique bem claro, inclusive médicos não são habilitados a prescreverem dietas aos pacientes, e sim receitas (remédios) caso sejam necessários para tratar alguma doença oriunda de má alimentação. Mas caso seja necessário ao paciente receber uma dieta específica, esta terá que ser uma tarefa encaminhada a um nutricionista de ofício.

“Porém, quero fazer um alerta: se você aceitar meus argumentos como válidos e mudar sua alimentação conforme proponho, pode estar indo contra as recomendações do seu médico e, certamente, contra as recomendações dos órgãos governamentais e organizações de saúde que ditam a opinião consensual sobre o que constitui uma dieta saudável. Nesse sentido, você lê esse livro e age com base nele por sua conta e risco. Para, entretanto, retificar essa situação, você pode entregar este livro ao seu médico quando terminar de lê-lo para que ele também possa decidir em quem e no que acreditar. E também poderia entregá-lo a seus representantes no Congresso, porque a epidemia cada vez maior de obesidade e diabetes nos Estados Unidos e em todo o mundo é, com efeito, um grave problema de saúde pública, e não só um fardo a ser carregado individualmente. Ajudaria se nossos representantes eleitos entendessem de fato como chegamos a essa situação para que pudessem finalmente agir para resolvê-la, em vez de perpetuá-la”.

Taubes, Gary (2014-11-18). Por que engordamos e o que fazer para evitar? (Kindle Locations 54-61). L&PM Editores. Kindle Edition.

Aqui não criamos ou prescrevemos receitas, apenas discutimos e trocamos experiências acerca de uma dieta específica: a dieta Paleo. Procure um nutricionista!

Este é o site da Associação Brasileira de Nutrição

Fontes:
1 – Dieta nunca mais
2 – Nutrição Prazer em Conhecer
3 – Mexa-se
4 – Master Health
5 – Abaixo ao Desperdício

4 Comments

  1. Quero começar a usar o pó da casca de maracujá, entao tirei a polpa de 3 maracujás gds(nao terei a parte branca), coloquei no forno convencional e deixei secar. O problema é que qdo tirei estava marrom.
    Minha pergunta é: Tem poblema que o po fique marrom?
    Obrigada,Ana.

  2. Pingback: Dieta Paleo e o projeto verão... - PaleoPaleo

  3. Pingback: Sete dias do Programa Paleo Completo para assinantes! - PaleoPaleo

  4. Pingback: Livro: Por que engordamos e o que fazer para evitar - Dieta Paleo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.