O Início na Dieta Paleo…

Paleo - Churrasco

Autor: Julio Cesar Martins

Aqui você encontra o início na dieta paleo de maneira simples e com conceitos básicos. Então iniciaremos nossa jornada entendendo o que é paleo… de maneira bem simples, a dieta paleo se refere aos hábitos alimentares do Homem antes da revolução agrícola. Ou seja, milhões de anos atrás! Ok, mas por qual razão iríamos avaliar a dieta do Homem na idade da pedra? Bom, sem entrar em um campo muito técnico, e deixando toda a complexidade da teoria evolutiva um pouco de lado, o fato é que nosso organismo está muito mais adaptado aos nossos hábitos de alimentação da idade da pedra, do que a dieta pós revolução agrícola. Isto porque a revolução agrícola tem (apenas) cerca de 10 mil anos.

Durante milhões de anos, o Homem da era Paleolítica teve tempo suficiente para se adaptar (muito bem) aos hábitos alimentares, que descobertas recentes atestam, o mantinham em ótima forma. É de entendimento entre os cientistas que os Homens deste período da História se alimentavam de: Carne (gorda, como fonte principal de energia), ovos, frutas da estação, peixes, algumas ervas, vegetais e raízes. Importante salientar que nesta época o Homem era basicamente Caçador e Coletor, e não agricultor.

Com o advento da agricultura, o Homem passou a cultivar plantas, legumes e pelo pouco tempo que temos de adaptação a estes alimentos, nosso corpo além de não ter a capacidade ideal de lidar com muitos dos seus componentes, muitos deles são tóxicos ao nosso organismo. Veja que estamos falando apenas da agricultura, e ainda temos a era da industrialização que trouxe males ainda piores ao nosso organismo, como o açucar. Assim, a dieta Paleo indica que não devemos nos alimentar de: grãos, produtos industrializados, leguminosas (feijão, lentilhas, amendoim, etc), leite, óleos vegetais (exceto azeite de oliva), bolos, pães, e massas.

A dieta Paleo

A idéia principal é que o corpo precisa de proteína animal para construção (somos predadores, lembram?), gordura como fonte principal de energia, e outras vitaminas e nutrientes diversos encontrados em frutas, alguns vegetais, e etc. Mas a dieta moderna (pós agricultura e industrialização), é “agressiva” em carboidratos, e estes quando ingeridos na quantidade média da dieta moderna, são problemáticos tanto no que diz respeito a saúde (o corpo é inundado com níveis altíssimos de insulina), quanto a estética (obesidade).




Quando o corpo é inundado de carboidratos e funciona em níveis altos de insulina, além de possíveis repercussões como diabetes, faz com que o corpo utilize estes açucares como fonte principal de energia, e acumule o restante em forma de gordura (obesidade). A dieta paleo, ou aquela a qual nosso corpo está acostumado a milhões de anos, estimula extamante o contrário: quando precisamos de energia queimamos gordura, e para tal não podemos ter níveis altos de insulina no corpo, pois sua presença inibe o hormônio que estimula o corpo a queimar gordura para obter energia.

Aqui no blog falaremos muito mais sobre cada ponto citado acima, e investigaremos com base em links e livros opiniões de inúmeors cientistas e estudiosos do assunto, para que possamos entender cada vez mais o que acontece em nosso corpo e como comer mais e melhor para termos uma vida mais saudável e ativa.

E você já começou a dieta Paleo? Vai começar acompanhando a série do Programa Paleo Completo – A Primeira Semana?

Programa Paleo Completo:
Primeiro Dia – O importante é começar… (Publicado em 24 de novembro de 2014) GRÁTIS por tempo limitado!
Segundo Dia – Pequenos avanços. (Publicado em 25 de novembro de 2014)
Terceiro Dia – Mantendo o foco. (Publicado em 26 de novembro de 2014)
Quarto Dia – Meio caminho andado… (Publicado em 27 de novembro de 2014)
Quinto Dia – Quase lá… (Publicado em 28 de novembro de 2014)
Sexto Dia – Paleo é um hábito. (Publicado em 29 de novembro de 2014)
Sétimo Dia – O Segredo! (Publicado em 30 de novembro de 2014)

Deixe suas experiências na área de comentários, e não se esqueça de selecionar a opção para receber por email novos artigos EALL Paleo em primeira mão! Também gostaríamos de ler sobre sua História Paleo, não deixe de participar!

Acesse e curta a página EALL Paleo no facebook!
Siga o autor de EALL Paleo no twitter, e utilize nossa hashtag: #eallpaleo

Acesse também:

1 – A Dieta
2 – Paleo Ilustrado
3 – 80/20
4 – Dúvidas Frequentes

Fontes:

1 – http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleolítico
2 – http://www.brasilescola.com/historiag/paleolitico.htm
3 – http://everydaypaleo.com/sugar-insulin-resistance-and-fat-loss-by-jason-seib/
4 – http://perfecthealthdiet.com/the-diet/

2 Comments

  1. Pingback: Novidades EALL Paleo! - PaleoPaleo

  2. Pingback: Dieta Paleo e CrossFit ajudam no tratamento do Diabetes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.