Dieta Paleo

PaleoOlá! Meu nome é Marcelo Leal, e aqui neste espaço vou compartilhar meus estudos, leituras, opiniões e experiência pessoal sobre a dieta Paleo. Se você encontrou este espaço através do meu site principal, sabe que sou um profissional de informática e trabalho como arquiteto de sistemas (atualmente focado em soluções de armazenamento de dados). Tenho um blog específico onde  escrevo sobre Ciências da Computação e outras amenidades, mas resolvi criar um espaço dedicado para este tópico que vem chamando minha atenção. Aproveito também para escrever em português (meu blog é em inglês), e assim tenho reservado um espaço para discutir sobre tópicos relacionados a saúde em geral (esporte e alimentação).

Esporte sempre foi muito presente durante minha infância e adolescência, participei de inúmeras competições (amadoras) de esportes coletivos (futebol, basquete, etc), e também de esportes individuais (atletismo). Nada profissional… mas sempre gostei e sempre tive uma boa educação física, que na época escolar é fundamental para nossa formação e gosto pelo esporte e exercícios físicos. No quartel (CPOR/PA) também tive oportunidade de participar de competições e começar a frequentar academias de musculação.

O ganho de massa (tradicional) que aprendi nas academias não estavam de acordo com os objetivos de saúde e exercícios físcos que tinha como objetivo. Também nunca tinha cuidado ou prestado muita atenção à minha alimentação, e estudar um pouco mais sobre este assunto sempre foi uma tarefa em aberto na minha lista.

 “Mistérios não são necessariamente milagres”.

[ Johann Wolfrang Goethe ]

Acredito que seja bem claro para todos a importância da alimentação “correta” na nossa vida, mas realmente conheço poucas pessoas que tentam realmente entender como o corpo funciona e reage ao que comemos diariamente. Muitas pessoas tentando emagrecer rapidamente, comendo mal, sem se preocupar com a saúde, e normalmente seguindo dietas que terminam frustrando seus objetivos completamente. Muito menos ponderar se doenças, dores, ou até mesmo “desânimo”, estão relacionados com nossos hábitos alimentares.

Blog Paleo em ação!

Em 2012 tirei esta tarefa da gaveta, e comecei a procurar informações sobre o assunto, e conheci a dieta paleo. Achei muito interessante o assunto e comprei alguns livros,  li inúmeros artigos na internet a respeito das descobertas científicas, e opiniões diversas sobre a relação de doenças “modernas” com a dieta que hoje em dia temos como padrão ou “convencional”. E como a dieta paleo poderia me ajudar a melhorar minha saúde desde já, e também ajudar na prevenção de algumas complicações que podemos ter se seguirmos hábitos alimentares totalmente incompatíveis com nossa “natureza”.

Muito pelo fato de nossa vida moderna ser frequentemente sendentária, sem ao menos caminhadas diárias, tenho sempre a preocupação de continuar com os hábitos que aprendi na infância: exercícios físicos. Na minha profissão o sedentarismo ainda é mais frequente e perigoso, e muitos colegas criam o hábito de trocar o carro pela bicicleta, caminhadas, e etc. Tudo na busca de não deixar o sendetarismo vencer, e ter uma vida mais saudável. Tenho inclusive a impressão que a dieta Paleo é um tópico que vem ganhando muitos adeptos entre profissionais de informática, mas está ganhando adeptos também em muitas outras áreas profissionais (ligadas a área de saúde ou não).

Caso você queira conversar, trocar idéias e compartilhar os resultados de uma vida mais saudável; se você também segue a dieta paleo ou se quer começar a estudar e avaliar como ela pode melhorar sua qualidade de vida; vamos nos encontrar aqui neste espaço: http://www.eall.com.br/paleo.

Lembrando sempre que tópicos relacionados a saúde devem ser tratados com responsabilidade e acompanhamento médico. Todo conteúdo publicado neste site é resultado de meus estudos e pesquisas pessoais, e não possuem nenhuma prerrogativa científica ou médica. São minhas experiências pessoais e opiniões exclusivamente. Procure um médico, nutricionista/nutrólogo, e etc, para ter uma opinião profissional a respeito de quaisquer assuntos relativos a sua saúde. A interpretação do conteúdo aqui publicado é de inteira responsabilidade do leitor, e o autor não se responsabiliza por atitudes ou quaisquer problemas ou danos oriundos dos artigos aqui publicados, pois refletem apenas minha opinião e experiência pessoal. 

Todo conteúdo deste site é apenas informativo, portanto consulte um profissional de saúde, médico e etc antes de aplicar quaisquer dietas, ou técnicas descritas neste espaço Paleo. O autor não se responsabiliza pelos efeitos adversos que possam resultar de quaisquer aplicação das informações e conteúdo deste site.

Existem profissionais (nutricionistas/nutrólogos e etc) para tratar de dietas específicas para cada indivíduo, e esse não é o intuito deste site. Aqui teremos somente: opiniões, links, comentários, artigos e etc, de curiosos (eu inclusive), a respeito deste tópico. Descobri a dieta paleo e tenho experimentado uma vida mais saudável, e esta é a razão principal da criação desta área.

Espero que tenhamos ótimas discussões sobre a dieta paleo, e que todos nós tenhamos proveito deste novo espaço na rede…

Saúde!

Acesse também:

1 – O Início…
2 – A Dieta
3 – Paleo Ilustrado
4 – 80/20
5 – Dúvidas Frequentes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.