Salada de espinafre, camarão e abacate!

Salada de camarão, espinafre e abacate...

Source: Creative Commons (by Amy Selleck) – Salada de camarão, espinafre e abacate…

Os grandes chefes de cozinha dizem que primeiro o prato deve agradar aos olhos e somente depois ao paladar… bom, estou longe de ter o dom de um grande cozinheiro, mas sempre que descubro algo que acho interessante, não custa tentar a combinação de ingredientes…
Uma salada bem “famosa” principalmente entre os adeptos da dieta Paleo é a que combina espinafre, camarão e abacate. De uns tempos pra cá que tenho visto a adição cada vez mais frequente de frutas nas saladas, e com moderação podem além de agradar aos olhos e paladar, adicionam um valor nutritivo interessante.
Espinafre e camarão por exemplo é uma receita bem famosa, principalmente sua variação onde o camarão e o espinafre são ligeiramente fritos. Bom, não preciso dizer que frituras deveríam ser evitadas, muito pelo fato de normalmente utilizarmos oléo vegetal, o que por si só não é recomendado pelos “gurus” da dieta Paleo.
Para quem gosta de frituras (eu me incluo nesta lista), o sugerido é substituir por óleo de Côco ou abacate, ou ainda banha. Mas sempre é bom indicar meu artigo 80/20 para que os novos leitores entendam a polítida adotada aqui no site EALL Paleo: nada de execessos e radicalismos na exclusão disto ou daquilo do cardápio. Devemos sim tentar reduzir ao máximo o que nos faz mal, e se conseguirmos eliminarmos completamente, ainda melhor… mas não esqueçam que o ótimo é inimigo do bom.

“Verduras oferecem uma oferta excelente de antioxidantes, micro-nutrientes, e propriedades anti-inflamatórias e devem compor uma grande parte da sua dieta, no tocante ao tamanho das porções”
[Mark Sisson]

Dito isto, a versão que vamos descrever aqui não é a que utiliza fritura, e você ainda pode incrementar com outras verduras que gosta para aprimorar ainda mais o sabor. Como tudo que deve ser eficiente e para estimular a adoção, as receitas Paleo devem ser simples, para que os leitores criem variações e depois comentem aqui no site suas experiências.
Os ingredientes propostos aqui são simples, mas como falei existem muitas variações, e nesta receita específica da salada de espinafre, camarão e abacate, utilizaremos:

– Três chícaras de espinafre cozido;
– Três colheres de suco de limão;
– Alcaparras picadas;
– Duas colheres de óleo de oliva;
– Camarão preparados/cozidos a gosto;
– Fatias de abacate;

Frango e a salada para acompanhar...

Source: Creative Commons (by John Athayde) – Frango e a salada para acompanhar…

Para um adepto da dieta Paleo com restritas habilidades na cozinha igual ao autor deste blog, o modo de preparo precisa ser simples:

– Primeiro misturar o óleo de oliva, suco de limão, sal a gosto e as alcaparras picadas.
– Em uma tigela maior misturar o espinafre e os camarões, adicionar o abacate.

Por último, adicionar o preparo com óleo de oliva e alcaparras na tijela maior com a salada… e está pronto!

“Para você ter sucesso na dieta Paleo é importante entender as melhores escolhas (e também quais as piores), que você pode fazer dentre as várias categorias de comidas consideradas Paleo”.
[Mark Sisson]

Com uma salada simples e rápida de fazer como esta que descrevemos aqui, estamos utilizando verduras com alto valor nutritivo (espinafre), gordura boa (abacate), sabor (alcaparra), e frutos do mar. Saudável e de ótimo gosto… em nenhum momento estamos falando em contar calorias, pois com o ingrediente principal da alimentação Paleo (proteína, aqui representada pelo frango), conseguimos saciar a fome e não depender de “comidas fora de hora”, ou as “armadilhas” que conspiram contra nossa saúde e peso.

Bom apetite!

E você já começou a dieta Paleo? Vai começar acompanhando a série do Programa Paleo Completo – A Primeira Semana?

Programa Paleo Completo:
Primeiro Dia – O importante é começar… (Publicado em 24 de novembro de 2014)
Segundo Dia – Pequenos avanços. (Publicado em 25 de novembro de 2014)
Terceiro Dia – Mantendo o foco. (Publicado em 26 de novembro de 2014)
Quarto Dia – Meio caminho andado… (Publicado em 27 de novembro de 2014)
Quinto Dia – Quase lá… (Publicado em 28 de novembro de 2014)
Sexto Dia – Paleo é um hábito. (Publicado em 29 de novembro de 2014)
Sétimo Dia – O Segredo! (Publicado em 30 de novembro de 2014)

Quer começar a dieta Paleo e quer dicas e uma maneira fácil para isso? Temos as respostas nos seguintes artigos:

1) Como Funciona a dieta Paleo?
2) Dieta Paleo, a primeira semana!
3) Dieta Paleo, o primeiro mês…
4) Paleo Ilustrado
5) Pare de contar calorias, e emagreça!

Gostou da receita? Utilize os links a seguir e compartilhe na sua Rede Social favorita!
Tem uma receita Paleo sensacional? Você pode publicá-la aqui em EALL Paleo! Basta enviar sua receita para paleo@eall.com.br e pronto!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.