Primeiro Dia - O importante é começar...

Café da Manhã
Café da Manhã
Source: Creative Commons (by Kenny Louie)

Este é o primeiro de uma série de sete artigos exclusivos publicados aqui no site EALL Paleo. O Programa Paleo Completo apresenta o Programa que segui na primeira semana que comecei a dieta Paleo, e foi a base fundamental com a qual obtive sucesso na adoção deste hãbito alimentar.


Por onde começar...

Estamos falando de um hábito alimentar, e portanto meu Plano era focar em cada refeição, efetuando pequenas mudanças, e assim evoluir de maneira gradativa durante a semana inicial (80/20).


A primeira refeição do dia é o café da manhã, então este foi meu primeiro alvo para adaptar a dieta Paleo. Tinha a semana inteira no radar, e criei metas para cada um dos dias, onde não pensava em adequar 100% à dieta Paleo na primeira refeição, mas progredir aos poucos.


O PLANO


O início do fim de qualquer plano, é tentar efetuar mudanças todas de uma vez. Pequenas mudanças além de serem mais simples e fáceis de nos adaptarmos, tornam bem mais fácil a identificação do que funcionou, não funcionou, e dos resultados obtidos.


Foco...
Foco...
Source: Creative Commons (by Zach Dischner)

OBJETIVO

Gradualmente evoluir à cada refeição, à cada dia, e com certeza que ao final da primeira semana teria efetuado uma transformação gigantesca no meu hábito alimentar. Uma mudança que era para melhor, e que mesmo não estando ainda 100% Paleo, eu teria criado uma base sólida que utilizaria para expandir para o primeiro mês, primeiro ano, e assim consolidar um hábito alimentar mais saudável sustendado em poucos mas progressivos avanços.


Se preciso, faria um pôster do parágrafo acima!


Foco é tudo, e o objetivo precisa estar claro, decorado e fixado...


A imagem acima no início deste artigo, foi minha base para a primeira refeição Paleo. Pão? Sim, nada Paleo... mas lembrem-se: Mudanças graduais e progressivas. Aqui os pontos mais importantes desde a primeira refeição não foi o que cortei ou mantive de forma isolada, mas sim a mudança total na composição do meu café da manhã.


Meu café da manhã tradicional até então era composto por uma variação de:


- Pães (e Margarina com sal);

- Café com leite ou achocolatado (já contém açúcar, e ainda acrescentando mais);

- Biscoitos diversos, e as vezes alguma fruta;

- Vitamina de banana (neste caso me alimentava da vitamina com leite e banana, e pão com margarina, com sal);


Vamos ao Programa Paleo Completo!

A primeira alteração foi simples, efetiva e acrescentou muito sabor ao meu café da manhã! Manteiga é basicamente gordura animal e altamente recomendada na dieta Paleo, é uma excelente fonte de energia (ao invés de carboidratos/açúcares simples), e eu que não tinha o hábito de utilizá-la, achei o sabor sensacional! Passei de utilizar pouca margarina (nunca realmente achei que acrescentava muito sabor), à utilizar muita manteiga SEM sal.


A idéia principal do primeiro dia é começar, e começar com o pé direito!


Avanços:

+ Energia;

+ Sabor;

+ Gordura natural;

- Sal;

- Carboidrato;

- Gordura Vegetal;

- Gordura Trans;


Mais pontos positivos...

Outra pequena alteração: Ao invés de comer muitos pães e biscoitos (carboidratos), passei a comer poucas torradas com muita manteiga.


Eu tinha basicamente dois objetivos nesta minha primeira mudança no café da manhã:


1) Adequá-lo o máximo que eu conseguisse à dieta Paleo, tornando o café mais saudável;

2) Torná-lo mais nutritivo, adicionando proteína e energia (ovos e manteiga, basicamente);


No primeiro café da manhã em busca do hábito Paleo, adicionei três ovos mexidos, e substitui o café com leite por um copo de suco natural (de caixinha).


Como não pretendia alterar duas refeições (ex.: adaptar também o almoço no primeiro dia), a idéia era fazer do café da manhã uma refeição mais saudável e nutritiva, para ao invés de mudar o almoço, ao menos ter menos fome e não comer tanta .porcaria. (grandes porções de arroz, batata, massa, etc). Deu certo!


Avanços:

+ Proteína;

+ Vitaminas;

- Laticínios;

- Carboidratos (Pães, biscoitos, açúcar, etc);


Pontos de Atenção

Anotei as mudanças, registrei meu peso (no dia anterior), e como me senti no decorrer do dia. Normalmente vou à academia ao meio-dia (funcional/cross-fit), e lembro perfeitamente que estava com mais energia do que normalmente. Sem contar que o plano começou a dar certo, visto que após a academia não estava com a mesma fome de antes, e embora não tenha alterado meu almoço, comi bem menos. Resultado de um café da manhã mais saudável e bem mais nutritivo! Uma única e pequena mudança no almoço: sem refrigerante!


Tudo é questão de hábito...

Café da Manhã
Café da Manhã
Source: Creative Commons (by Robert Couse-Baker)

Um hábito que adquiri depois de começar a me alimentar seguindo a dieta Paleo, é de não ter que beber durante as refeições. Tudo é questão de hábito, e as vezes simplesmente pedimos um refrigerante porque não pensamos em comer sem beber nada.


Hoje em dia, muito raramente bebo água junto com as refeições, na maioria das vezes não bebo nada. Mais um ponto positivo, pois não tinha o mínimo hábito de beber água. Era cerveja ou refrigerante. hoje quando quero beber algo durante as refeições, bebo água. O que é mais um saudável hábito que adicionei à minha alimentação!


Por último, não podemos esquecer de também registrar o que não mudamos e o que precisamos (ou queremos) alterar para nos adequar mais ainda à dieta Paleo. Neste primeiro passo do meu Programa Paleo Completo, ficam como pontos de atenção: as torradas e o suco natural de caixinha.


Mudanças pequenas e eficientes!

Para os leitores terem idéia da eficiência desta minha primeira versão de café da manhã Paleo, é o fato de até hoje ele continuar muito parecido. Dos dois pontos de atenção que listei, apenas um deles alterei, o outro não. Qual deles cortei da minha dieta e qual ainda continuo; ou o que mais adicionei, é matéria para outro artigo. Foco!


Segundo Dia - Pequenos Avanços

Aproveite a Promoção, e em 2015 invista em saúde!

Assine EALL Paleo por um Ano por menos de R$ 0,25 por dia!

50% de desconto!

(c) 2013-2017 EALL Paleo - Todos os Direitos Reservados.