Texto em português do Brasil

A pergunta que fica é: até quando?
Há pouco estava lendo um texto antigo (07/ago/2006) no blog de Adam Leventhal. Esse texto é sobre a equipe de desenvolvedores da Apple® que portaram o DTrace para o Mac OS X (Leopard)®. Eu sempre acompanhei as evoluções e tecnologias que a Sun® desenvolve, porque sou fã do solaris®, e pelo histórico desta empresa. E há muito tempo a Sun® estava indicando grandes inovações dentro da área de sistema operacional, e agora são realidades como: ZFS, RBAC, DTrace, SMF, Zones e etc. Dos sistemas operacionais que trabalho e conheço, todos já demonstraram interesse em adaptar-se e adquirir estas melhorias de alguma maneira. FreeBSD, Linux e Mac OS X®, todos tentando incorporar tecnologias como ZFS on FUSE/Linux, DTrace for FreeBSD, ZFS for Mac OS X, e DTrace for Mac OS X.

Enquanto isto, o sistema operacional da Microsoft® continua sozinho no seu caminho.. Quando os sistemas de código aberto ganharam força, basicamente liderados pelo FreeBSD e Linux, há uns três anos atrás, eu “apostava” que a Microsoft® teria que abrir seu código, investir em uma nova metodologia de desenvolvimento comunitário, ou qualquer outra manobra de adaptação a feroz concorrência de extrema qualidade que surgia. Realmente fico surpreso quando hoje, 2006, este sistema operacional continua indo na direção “contrária” de todos os outros sistemas operacionais de peso no mercado.

Isto tudo sem contar que dos sistemas operacionais citados, todos seguem a interface POSIX, o que é mais um facilitador, e que com certeza só ajuda no bom relacionamento que os usuários e administradores destes sistemas tem. Também acreditava que o Windows® iria adaptar-se com maior agilidade e comprometimento neste quesito também… mas com certeza eu estava errado. A Apple® já havia criado projetos de código aberto para desenvolvimento do Darwin, a Sun® liberou recentemente o código do solaris 10 (melhor sistema operacional do mercado, na minha opinião). Isto é, dois gigantes, das estações de trabalho com a Apple®, e dos servidores com a Sun®, estão se adaptando a este “mundo” novo de difusão do conhecimento, participação, sinergia, e etc…

Enquanto as janelas… continuam fechadas.
Como diz o ditado popular: “O último que sair, apaga a luz“. :)